domingo, 28 de março de 2010

LESÕES POR SOBRECARGA NAS ATIVIDADES FÍSICAS EM ACADEMIAS.

Cuidados especiais e lesões produzidas em musculação e corridas. Sabemos da necessidade e importância da prática regular das atividades físicas e os benefícios trazidos pela sua prática regular, entretanto, percebe-se, algumas distorções que devem ser observadas, possibilitando que os praticantes de atividades físicas em academias, conquistem seus objetivos, respeitando princípios fundamentais de ordenação do treino desportivo. Em geral, a Sociedade, busca ou deveria buscar profissionais qualificados que planejasse um programa de trabalho, apoiado nos fundamentos científicos do treinamento desportivo: individualidade biológica, adaptação, sobrecarga, interdependência volume-intensidade, continuidade e seletividade. Ocorre que, esta própria Sociedade, confunde os conceitos fundamentais da prática da atividade física que é a qualidade de vida, por um conceito de culto ao corpo perfeito, hipertrofiado, “sarado”. As academias atendendo a esta “necessidade”, cada vez mais, oferecem atividades que seduzem o aluno a alcançar tais “objetivos”. No entanto, não se observa a preocupação com conceitos compensatórios fundamentais, com isso, surgem lesões por sobrecarga e esforço repetitivo em função de biomecânica inadequada e, no caso da corrida também, pelo uso inadequado do tênis. A terminologia aplicada “Lesões por sobrecarga nas atividades físicas em academias”, se aplica perfeitamente a realidade que se observa nas mesmas, com grande parte de seus usuários, impondo ao corpo, estresse biomecânico funcional suficiente para produzir lesões, em curto, médio e longo prazo. Saliento, porém, que uma parcela importante, procura respeitar os limites impostos, se adequando as orientações recebidas pelos profissionais de Educação Física. Este conceito é fruto de observações realizadas em diversos alunos praticantes de atividades físicas em academias (musculação principalmente) que visitam PERIODICAMENTE, consultórios médicos e fisioterapêuticos, em busca de tratamento para as lesões produzidas por sobrecarga e esforço repetitivo contínuo. Aparelhos como “puxada alta”, por exemplo, produzem esforço biomecânico muito grande, podendo produzir as referidas lesões. Outros equipamentos merecem cuidados especiais na execução do movimento, dentre os quais destaco: leg press, cross over, supino, flexora deitada, voador peitoral, etc. Na verdade, todos merecem cuidados, devendo ser respeitado os princípios científicos do treino desportivo e a biomecânica do aluno. Reforço a importância da prática regular e orientada do exercício físico, como elemento fundamental para aquisição de hábitos saudáveis e adequados para melhoria da qualidade de vida, condicionamento físico e, prevenção de doenças cardiovasculares, deixando claro, que se bem conduzido, orientado e respeitando etapas fundamentais da construção do treino desportivo, nenhuma lesão será imposta ao aluno, ao contrário, estará prevenindo lesões musculoesqueléticas causadas por sobrecarga e esforço repetitivo. Dentre as principais lesões observadas destaco: 1) Ombro: • Lesão de manguito rotador, • Tendinite de bíceps, peitoral; • Tendinite supraespinhoso; • Lesão de bankart; • Lesão do labrum glenoidal; • Bursites. 2) Cotovelo: • Epicondilite medial e lateral. 3) Punho: • Síndrome do túnel do carpo; • Lesões tendíneas. 4) Quadril. • Bursite trocantérica; • Tendinite glútea; • Síndrome do piriforme. 5) Joelhos: • Tendinite patelar; • Lesão meniscal(lutas); • Lesão de Ligamento cruzado anterior e posterior (lutas); • Tendinite poplítea. 6) Pés • Fasciíte plantar; • Metatarsalgia; • Tendinite tibial anterior, posterior, flexor do hálux
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18 comentários:

  1. a maior parte das pessas que resolvem ir na academia, vão ,com o intuito de ganhar massa muscular, mas elas não querem seguir o que o instrutor manda, por que acham que assim não vão conseguir ganhar musculo rápido, daí os espertinhos vão por conta própria cuidar dos pesos que levantam e acabam sofrendo várias lesões, nos músculos, tendões, ligamentos etc. Não adianta ir para academia e começar com exercícios pesados, como o texto diz cada um é diferente do outro, e consequêntemente também levanta pesos diferentes, não adianta querer mais só porque acha que assim vai conseguir ficar forte mais rápido

    nome:thamyres borges

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  2. Eu concordo plenamente com o texto porque existem muitas pessoas que vão para a academia sem saber as lesões que aqueles equipamentos podem trazer e essas lesões podem ocorrer em qualquer parte do corpo. As pessoas tem que ir para para a academia acompanhadas por um profissional qualificado para ajudá-las com os equipamentos para que não ocorra acidentes como o que ocorreu no vídeo mostrado. As pessoas não devem pensar que a academia só serve para ter músculos e sim para a prática de atividades físicas.

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  3. Concordo q o exercício praticado em excesso pode prejudicar a fisiologia da pessoa podendo causar problemas a médio e longo prazo assim a pratica só e aconselhável se for previamente orientado por um profissional de educação física.

    jefferson miranda moreira n°16 2°B

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  4. a postura e essencial na hora de prática esportes, atividades fisica, entres outros.
    Nome Elton Carlos
    Thayane Rodrigues

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  5. Concordo... pois muitas pessoas querem ganhar massa muscular rapidamente acabam sofrendo lesões musculares, se for pela instrução feita na academia, seu objetivo será mais rápido e não terá problemas com lesões.

    Sérgio MigueL nº:36 2ªE

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  6. acho devemos que procurar respeitar os limites do nosso corpo,evitando a pratica exercícios em grande excesso em busca da''perfeição'', causando vários tipos de problemas de saúde no futuro.
    /Ruan Faria, n°35 2B

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  7. É interessante vermos a tendência do aumento do número de pessoas que procuram as academias de ginásticas. Porém, diferentemente do que deveria ser o correto - ir para adquirir uma vida saudável -, acaba-se criando o oposto. Uma maior intensidade nos exercícios físicos pode sim trazer malefícios a saúde.

    E isso, sem contar outros fatores agravantes, pois muitos que, apesar de aumentarem a intensidade dos exercícios, não adquirem massa muscular e acabam recorrendo a anabolizantes e outras drogas.

    Desde já, parabenizo o idealizador do blog!
    Um abração a todos!

    Julio Silva 2°B (E.M.)

    www.informaleilegivel.blogspot.com

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  8. Eu concordo plenamente com o texto porque existem muitas pessoas que vão para a academia sem saber as lesões que aqueles equipamentos podem trazer e essas lesões podem ocorrer em qualquer parte do corpo. As pessoas tem que ir para a academia acompanhadas por um profissional qualificado para ajudá-las com os equipamentos para que não ocorram acidentes como o que ocorreu no vídeo mostrado. As pessoas não devem pensar que a academia só serve para ter músculos e sim para a prática de atividades físicas.

    Lygia Caroline n:26 t:2e

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  9. Sabemos que a maioria das pessoas que procuram uma academia focam em ter um corpo perfeito onde as mesmas oferecem benefícios para alcançarem este objetivo.Porém muitas vezes acontecem problemas como o aparecimento de algumas lesões no ombro , cotovelo , punho,quadril,pés entre outros devido a sobrecarga . É claro que existem pessoas que obedecem aos limites dados pelos profissionais da área. Como diz no texto todos merecem cuidados com isso todos devemos manter atenção ao praticarmos exercícios em academias.

    PALOMA DA ROCHA FERNANDES

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  10. O excesso de exercícios não é saudável para ninguém . Muitas vezes podendo nos dar lesões muito serias. E como hoje em dia as pessoas sempre estão em busca do corpo perfeito na maioria das vezes quando estamos praticando uma atividade física( e não somos devidamente orientados) com o corpo “quente’’, então não percebemos a lesão, porem quando o corpo “esfria” dor passa a ser notada.

    Bruno E. nº03 /2ºE

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  11. Sabemos da importância da prática regular dos exercícios físicos. Porem a prática excessiva de tais exercícios pode causar lesões por sobrecarga e esforço repetitivo. É muito importante que procuremos o auxílio de um profissional.

    Tayane de Araujo nº37 T.:2ºE

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  12. Ocorre que,as pessoas de hoje em dia , querem conseguir massa muscular rapido e acababam exagerando nas atividades e acabam passando dos limites que o seu corpo suporta , trazendo varios problemas a saude ! E Confunindem , q ue obter exercicio fisico , para ter uma boa qualidade de vida , mas nao .. querem ter uma perfeiçao corporal .
    Rômulo Faria nº34 , 2ºE

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  13. Muitas pessoas vão a academia querendo ter um corpo perfeito,e se esquecem de que a saúde vem em primeiro lugar.Na academia,devemos nos preocupar com os benefícios que os exercícios vão trazer para a nossa saúde,tendo cuidado com a nossa postura ao praticar as atividades.

    Nomes:Maiana Silva e Carlos Henrique
    Nº:32 e 10 Turma:3ªE E.M.

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  14. concordo, pois muitas pessoas praticam exercícios por "conta" própria, muitas vezes não sabendo o risco que correm.
    simples exercícios se transformam muitas vezes em sérios riscos de saúde no futuro.
    Por isso que é muito importante SEMPRE ter auxílio de um profissional capacitado.
    Depois eles buscam tratamento para as lesões produzidas pela sobrecarga e o esforço repetitivo.

    Juliana Ferreira número 20 t: 2E

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  15. o texto se refere algo q acontece muito em pessoas que querem malham para ganhar forma fisica rapido se prejudicando. o certo é malhar com auxilio de um instrutor...

    nome: João Lucas N:17 Turma.2b

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  16. concordamos, pois diversas pessoas vão a academia com intuito de adquirir musculatura rapidamente, o que os leva a ocasionar lesoes,pela sua pressa de adquirir musculatura.
    Nome: Diego e Lahis N° 13 e 26 T: 3e

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  17. eu concordo com oque o texto fala porque ele diz exatamente a verdade porque muitas pessoas que vão a academia não sabem sobre os riscos que podem ocorrer,por isso o aconselhado é ter ajuda de um instrutor para fazer os exercicios.
    Érika De Moura N°:10 t°:E

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  18. Muitas pessoas malham sem orientações de médicos e profissionais.Malham horas e horas por dia para obterem corpos sarados,musculosos,definidos e muitas vezes se esquecem que isso pode prejuducar a saúde delas.Nem sempre um corpo sarado,musculoso,definido é sinal de saúde mas uma boa alimentação e exercícios físicos é um sinal de uma boa saúde.
    Igor nº49 - 1ªD

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